Uma mensagem diferente por dia

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Evangelho

Curiosidades esclarecedoras sobre o Evangelho
Os Evangelistas – Foram: Mateus, João, Marcos e Lucas que relataram a vida, as obras e a doutrina de Jesus. Juntos eles formam o Livro Principal do Novo Testamento.
 Mateus escreveu seu Evangelho no ano 39, Marcos no ano 44, Lucas no ano 56, e João no ano 96.
Jesus nos deixou no evangelho, 28 parábolas:
- oito sobre os usos e costumes; dez sobre assuntos domésticos e familiares; e dez sobre a vida rural.
Parábola é a arte de transmitir, de forma indireta um pensamento, muito usada pelos judeus cultos por força da situação política da época, sujeitos que estavam sob a dominação Romana.
Alegoria - exposição de um pensamento onde a forma figurada, significa uma coisa nas palavras; e outra no sentido.
Discípulos - Aqueles que acompanharam Jesus, largando família e emprego.
Apóstolos – foram os doze escolhidos, entre os Discípulos:- Simão (Pedro) e André; Tiago e João (filhos de Zebedeu); Felipe e Bartolomeu: Levi (Mateus) o publicano; Tome; Tiago e Judas, Simão (ajudou a carregar a cruz); e Judas Iscariótes que o traiu.
Ministros da palavra - apóstolos encarregados de transmitir, oralmente, o Evangelho após a crucificação de Jesus.
Bíblia - conjunto dos textos sagrados do Velho e do Novo Testamento.
Novo Testamento - traz a história do Advento do Cristo. Os apóstolos espalharam o conhecimento do Cristo crucificado, louvado e glorificado.
Velho Testamento - traz a história da preparação da Humanidade, para o Advento do Cristo. Os profetas anunciaram Seu advento e a Sua glória.
Durante os três últimos anos que Jesus estava entre os homens, pregou através de parábolas, que contem um ensinamento moral. Ele preparou as inteligências de homens simples, acostumados à vida material e presos as tradições, que a vida real é, do puro Espírito, livre da escravidão da matéria.
Ensinou aqueles homens a orar e a ter fé em Deus, pregando por toda parte o arrependimento das faltas, o perdão e o amor ao próximo.
Dentre os evangelistas, Mateus e João foram apóstolos que testemunhara os fatos que narram; Marcos e Lucas não eram apóstolos e escreveram seus Evangelhos sobre a orientação do apóstolo Pedro e do ministro Paulo, respectivamente.
Na “introdução do Evangelho de Lucas, há um destaque:-” Escreveram segundo o que lhes foi narrado por aqueles que, desde o começo, tudo viram com seus próprios olhos e eram ministros da palavra.
Para cada evangelista, coube uma parte, dentro do quadro geral dos acontecimentos, que se explicam entre si e se completam.
Os autores dos Evangelhos eram médiuns historiadores inspirados.
O Evangelho Segundo O Espiritismo

Hippolyte Léon Denizard Rivail escolheu o pseudônimo de Allan Kardec, por vinculações a vidas passadas. Sob a inspiração de seus Guias, publicou O Evangelho Segundo O Espiritismo, que chamou inicialmente Imitação do Evangelho. Seu livro veio reviver as palavras de Jesus que já se encontravam deturpadas. Kardec apresenta-nos trechos do Novo Testamento com comentários próprios e outros assinados por Espíritos Superiores. A palavra “Segundo” significa, em concordância com o Espiritismo.
É um livro de cabeceira, de leitura diária e obrigatória, servindo para a preparação de reuniões doutrinárias e livro de estudo para a melhor compreensão da Doutrina,
É utilizado na prática do Evangelho no Lar e como poderoso remédio dos males da Alma.
A comunicação do Espírito da Verdade, colocada como prefácio, deve ser lida atentamente, pois cada uma de suas frases tem um sentido mais profundo do que parece à primeira vista.
A Introdução e o Capítulo l constituem verdadeiro estudo sobre a natureza, o sentido e a
finalidade do Espiritismo; formando peça de grande valor para a verdadeira compreensão da Doutrina. Jesus deixou-nos um código de moral - o Evangelho; e dois mil anos depois, os homens ainda estão agindo às cegas, com se jamais tivessem ouvido falar dele, das normas de conduta que o Evangelho Segundo o Espiritismo vem recordar. Esse livro é a coluna sobre a qual repousa o aspecto mais importante do Espiritismo. É de uma clareza e concisão, que colocou ao alcance de todas as inteligências, o que era obscuro à maioria. Estudar o Evangelho à luz da obra de Kardec é encontrar um manancial, para edificarmos nossos valores morais na renovação das nossas atitudes; para redescobrirmos as verdadeiras potencialidades que herdamos da Paternidade Divina.
                                                                                  Texto compilado e redigido por: Eliana Marcondes R. dos Santos

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. Texto bastante elucidativo que fáz com que entendamos claramente sobre o assunto Evangelho.

    ResponderExcluir