Retirado do ESDE - Estudo Sistematico da Doutrina Espírita.
Entidade que tem por base os ensinamentos de Jesus através do Espiritismo de Allan Kardec
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
FUNÇÃO INSTRUMENTAL DO PERISPÍRITO
Retirado do ESDE - Estudo Sistematico da Doutrina Espírita.
domingo, 29 de novembro de 2009
FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
Extraido do ESDE
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE AMPARO
A mais de meio século passado iniciou-se uma pequena biblioteca no nosso Templo Espírita da Fraternidade.
Lá pelos idos de 1984, o presidente do Templo Espírita da Fraternidade, o Sr. Nicolau Consoli (Nicolino) em uma reunião de diretoria lançou a idéia de realizar em Amparo a Feira do Livro Espírita a qual veio a ser a primeira no ano de 1985 e as subseqüentes até 1988, depois disso ficando interrompida por vários motivos. Após 1994 a Feira do Livro Espírita vem sendo realizada de forma ininterrupta, e a deste ano leva o numero de 16ª a partir da retomada.
Realizar a Feira fora da Casa Espírita tem por objetivo facilitar o acesso, estando disponível por um período longo no decorrer do dia, e envolver todas as facções espíritas da cidade promovendo a união entre elas. Este ano temos a grata satisfação de ter ao nosso lado o efetivo trabalho do Lar da Paz Allan Kardec e esperamos para os próximos anos que outras casas venham somar nesse trabalho que não é nosso e sim de nosso mestre Jesus. Além da divulgação, o hábito da leitura, e uma forma de levar o conhecimento da doutrina àqueles que têm dúvidas, encontrando muitas vezes respostas e consolação, derrubando preconceitos, superstições e crendices.
A equipe responsável esta sempre comprometida em escolher livros de conteúdo puramente baseados nas Obras Básicas de Allan Kardec, isto é exemplares comprometidos com a Causa Espírita. Ressalte-se que toda obra tem preço especial (preço de custo) para que mais pessoas possam adquirir exemplares. Lembre-se o pão alimenta o corpo, o conhecimento o espírito.
Este ano a Feira esta na Praça Pádua Salles, antiga Rádio Cultura, atualmente Pinacoteca Municipal, de 11 a 15 de novembro de 2009 das 9:00 as 19:00 horas
terça-feira, 3 de novembro de 2009
DIA DAS CRIANÇAS
Outubro..Mês das Crianças!!!! Realizamos uma Festa totalmente dedicada à elas.São mais de 100 crianças assistidas junto com suas famílias por nossa Casa. É um trabalho que visa não apenas socorrê-las em suas necessidades básicas, mas principalmente oferecer-lhes oportunidades de uma vida com mais justiça e dignidade.
Palhaços, brincadeiras, algodão doce e uma farta mesa de doces "arrancaram" sorrisos de tantos rostinhos lindos, o brilho encontrado em cada olhar nos dá a certeza que o nosso amanhã será muito melhor!!!!
Investir na infância não é apenas um ato de caridade, mas demontração de sabedoria. O amanhã pertence à elas!!!!! Se desejamos colher frutos no futuro , a semeadura deve começar pela infância e feliz é aquele que consegue manter viva a criança dentro de si independente da idade!!!!
terça-feira, 27 de outubro de 2009
FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA
CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO
MAIS UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER, E ADQUIRIR OBRAS ESPÍRITAS, COM PREÇOS MUITO CONVIDATIVOS, AUMENTANDO ASSIM NOSSO BANCO DE CONHECIMENTO, UM VERDADEIRO ALIMENTO PARA O ESPÍRITO.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
7º CONEC
terça-feira, 6 de outubro de 2009
C E N T R O--E S P Í R I T A -- DIVULGUE
Muitas pessoas nunca entraram em um centro espírita por não saber o que podem encontrar lá.
Aqui vamos tirar algumas dúvidas:
O que é um Centro Espírita?
É uma casa de oração, uma casa simples, sem imagens ou altares.
Como é lá dentro?
O ambiente é calmo, às vezes com uma música de fundo tranquila, propiciando a concentração necessária para o aprendizado e para a oração.
O que se faz no Centro Espírita?
No Centro Espírita as pessoas vão para orar e aprender sobre os ensinamentos de Jesus.
Se quiser (não é obrigatório) pode receber o passe após assistir a uma breve palestra sobre o Evangelho de Jesus.
O Centro Espírita também costuma manter trabalhos de assistência social a serviço da comunidade.
O que é o passe espírita?
É uma troca ou reposição de energia, que equilibra e nos faz sentir bem.
É aplicado por pessoas de boa vontade, voluntários.
O que devo vestir pra ir ao centro espírita?
Nada especial, uma roupa simples, com o mesmo respeito com que se deve ir a qualquer outro templo de outra religião.
Preciso levar algum objeto específico ou algum dinheiro?
Não. Só é necessário o seu respeito e vontade de se ligar a Deus.
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu codificador foi Allan Kardec. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.
O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, tambores, atabaques, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopo, cartomancia, pirâmides, búzios, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
Como são as reuniões no Templo Espírita da Fraternidade?
É feita uma leitura e um comentário do Evangelho, depois disso é feita uma oração e aqueles que quiserem podem se dirigir à fila para receber o passe espírita.
Essa reunião pública tem duração em torno de 30 minutos e acontece nas segundas-feiras às 19:45h e aos sábados às 13:45h. Aconselhamos que você chegasse com antecedência de 10 minutos.
E se eu quiser fazer um tratamento espiritual?
Você procura uma das pessoas que trabalham no centro (recepcionistas) que elas irão esclarecê-lo e encaminhá-lo. Todo tratamento espiritual é sigiloso e gratuito.
Eu tenho outra religião. Posso ir ao Centro assim mesmo?
Sim, para assistir às reuniões públicas no centro espírita, fazer os cursos ou fazer o tratamento espiritual não há necessidade de se converter ao espiritismo. É uma oportunidade maravilhosa de conhecer e apreciar uma filosofia que ajuda o homem a evoluir moralmente.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
Quer saber mais?
Então fica aqui o convite, venha conhecer o Templo Espírita da Fraternidade
Texto elaborado por: Luciana
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
RICHARD SIMONETTI Palestra dia 25-09-2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
OPORTUNIDADE DE OURO
Nome: Richard SimonettiAtuante no movimento espírita desde 1957, Richard Simonetti,
além de presidente do Centro Espírita Amor e Caridade
(Bauru-SP), é também colaborador de jornais e revistas,
como "Reformador", "O Clarim" e "Folha Espírita".
Com 36 obras já publicadas, além de vários CDs e DVDs,
vem trabalhando pela divulgação da Doutrina Espírita
também através de palestras, realizadas no Brasil e no mundo.
www.richardsimonetti.com.br
terça-feira, 25 de agosto de 2009
QUANDO EM ROMA AJA COMO OS ROMANOS
Por : Marilande M.P.C. Pessoa
domingo, 26 de julho de 2009
domingo, 5 de julho de 2009
FESTA JULINA
sexta-feira, 29 de maio de 2009
EVANGELHO NO LAR
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus vira em visita.
Quando o lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora JESUS se demora em casa. Quando os corações se unem aos liames da Fé, o equilíbrio oferta bençãos de consolo e a saúde derrama vinho de paz para todos.
Jesus no Lar é vida para o Lar.
Parcial de: Joanna de Ângelis - Psicografia de Divaldo P. Franco - S.O.S. Família, LEAL
sábado, 23 de maio de 2009
sábado, 11 de abril de 2009
REFLEXÕES DE UM AMIGO
Essa situação era observada pelos espíritos superiores preocupados com a lentidão de nossa evolução. Inúmeras tentativas eram realizadas, para contato com os encarnados, médiuns sensitivos, videntes, psicógrafos, comunicantes, chamados na época de "sonâmbulos". Mas esses encarnados não eram entendidos e taxados de bruxos, feiticeiros e até queimados vivos.
As tentativas foram se modificando em várias maneiras, chegando até nas batidas nas paredes das casas, como das irmãs Fox nos Estados Unidos. Com os copos e cestos, que tocados com os dedos pelas pessoas presente indicando as letras para formar respostas a perguntas feitas por escrito e até feitas mentalmente. Como tais sessões domiciliares não despertavam mais que curiosidades e até em alguns casos, exploração, foi necessário chamar a atenção com ocorrências que atrairia mais a seriedade dos eventos, qual seja : Mesas elevadas do chão sem nenhum apoio visível e que também respondiam perguntas dos presentes.
Nesse estágio então pessoas sérias e responsáveis, honradas e cultas viram algo diferente e digno de maior observação. Foi quando o Sr. Fortier amigo de Rivail informou a ele dos fatos que aconteciam, dizendo da admiração dos diálogos entre as " mesas" e os presentes.
Não fora a grande amizade entre o Sr. Rivail ( depois ALLAN KARDEC) com o Sr. Fortier em 1854 e Sr. Carlotti em 1855 e depois ainda com o Sr. Patiér, pessoas cultas e honradas Rivail não se interessasse pelo assunto. Mas como professor e cientista que era não se interessava por tais fenômenos , dizendo que mesas não tinham cérebro nem nervos para agir assim.
Vejam então - tais fatos constam do livro "Obras Póstumas" de Kardec - que foi a insistência desses amigos que levaram o Sr. Kardec a se inteirar de tudo, embora ele como cientista já meditasse muito sobre os mistérios da vida humana.
Naturalmente, ele era o espírito encarnado, pessoa de grande bondade, inteligência e dedicação, que fora escolhido pela espiritualidade, para essa grandiosa missão ou seja : CODIFICAR EM LIVROS toda a história e revelação dos espíritos com a máxima seriedade, criando assim a "DOUTRINA DOS ESPÍRITOS".
Logo nos primeiros contatos com seu "Espírito Guia" que se denominou "ZÉFIRO", Kardec percebeu que os espíritos continuam ao desencarnar, mantendo a mesma condição de quando encarnados, nem mais nem menos do que sabiam ao desencarnar, mas que mesmo assim podiam manter um diálogo esclarecedor sobre o mundo invizível e seu ambiente, onde vivem. Isso abriu um campo imenso, para observação sobre sua vida, então , a explicação sobre os fenômenos até então inexplicados.
Mais tarde passou a se comunicar com seu "ESPÍRITO FAMILIAR" assim chamados os espítos simpáticos comunicantes. Este então se denominou para Kardec como "ESPÍRITO VERDADE", e foi o interprete junto a ele de toda a orientação que lhe era dada pelas entidades espíritas superiores sobre sua grande missão.
A reencarnação principalmente foi assim devidamente confirmada , e explica a frase de JESUS a Nicodemus : não verá o reino de DEUS, aquele que não nascer de novo., frase que na época quase não foi entendida. Ontem éramos João, hoje somos Paulo, amanhã seremos Antonio ou mesmo Maria, mas sempre o mesmo espírito, desde a sua criação, que vai assim corrigindo seus erros, resgatando dívidas, até a sua perfeição.
Portanto para finalizar, constatamos a necessidade de nos esclarecer, lendo livros disponíveis nas bibliotecas, participando de cursos oferecidos nas casas espíritas, aproveitando dos ensinamentos que com tanta insistência eles conseguiram nos transmitir e que transmitem até hoje. Pois estão sempre presentes em todas as palestras bem intencionadas, e nos intuem e aconselham sem que nos apercebamos, em todas as dificuldades com as quais nos deparamos no dia a dia.
Basta para isso que nós peçamos, e que tenhamos merecimento, praticando boas ações e principalmente ter fé na nossa evolução e prepararmos para que na próxima encarnação estejamos em melhores condições que nesta . Obrigado
Por: Antonio Plínio Borella.